Media Training
O media training é uma das ferramentas de comunicação mais importantes da atualidade, porque
oferece maior conhecimento das regras do jogo nos bastidores do jornalismo, a fim de preparar
quem deseja se expor nos veículos de comunicação.
Muitos profissionais, principalmente diretores e presidentes de empresas, além de suas
atividades normais, são considerados os porta-vozes de suas empresas. Em situações de
relacionamento com a imprensa e a mídia, entrega de prêmios e apresentação de produtos e
serviços para o público consumidor, esses gestores precisam estar preparados para expor suas
ideias de maneira correta.
Além da comunicação oral, é imprescindível que o porta-voz - seja ele do mundo corporativo ou da
vida pública - conheça a linguagem e os formatos de cada meio para melhorar o relacionamento com
os jornalistas. Por meio de simulações de situações como entrevistas e apresentações em público,
Media training ajuda a evitar enganos, distorções, omissões, aumenta a capacidade para a
conquista de credibilidade, imagem e reputação necessária para toda e qualquer organização ou
pessoa pública.
O contato estreito e permanente com a mídia proporciona benefícios mútuos: por um lado, facilita
a divulgação dos serviços da instituição pública ou privada e, por outro, permite à imprensa o
acesso rápido e seguro aos colaboradores que trabalham na corporação. Porém, qualquer deslize
pode virar notícia negativa para a empresa, principalmente se ele desconhecer as tendências e
comportamentos da opinião pública. Esse é o papel do Media Training: o profissional deve ser
capaz de ser compreendido pelos públicos e de dialogar com o jornalista e veículos como qualquer
outra atividade gerencial que execute.
OBJETIVOS DO MEDIA TRAINING:
- Promover a conscientização do porta-voz sobre os benefícios de se relacionar com a
imprensa.
- Orientar o porta-voz sobre a forma de organizar o discurso nas entrevistas, com dicas sobre a
melhor elaboração da resposta, valorizando o que é positivo e minimizando a crise; além de
orientações sobre postura corporal, gestual e não-verbal.